Make your own free website on Tripod.com

trincaslogo.jpg (6276 bytes)

TRINCAS, FISSURAS E RACHADURAS

Minha casa tem uma trinca bem pequenininha. Pelo tamanho, eu acho que não há nenhum perigo, mas o Edifício Palace-II no Rio de Janeiro desmoronou com uma trinca bem pequenininha que apareceu na garagem.

O engenheiro Roberto Watanabe, que faz vistoria em prédios há mais de 34 anos, dá algumas dicas sobre trincas, fissuras e rachaduras.

  trincas.gif (13817 bytes)

As trincas, em geral, são ocorrências muito comuns nas casas e prédios. Surgem em função de muitas causas diferentes e são conhecidas também como fissuras ou rachaduras.

Antes de pensar em "tampar" uma trinca, é importante descobrir e eliminar a causa, o que está causando a trinca, pois a trinca é apenas uma conseqüência, um sintoma de alguma coisa ruim que está acontecendo com a sua casa ou prédio.

O que será que está acontecendo na casa desenhada no início da página?

1 - Trinca hrizontal próximo do teto pode ser devido ao adensamento da argamassa de assentamento dos tijolos ou falta de amarração da parede com a viga superior. 2 - Fissuras nas paredes em direções aleatórios pode ser devido à falta de aderência da pintura, retração da argamassa de revestimento, retração da alvenaria ou falta de aderência da argamassa à parede.
3 - Trincas no piso podem ser produzidas por vibrações de motores, excesso de peso sobre a laje ou fraqueza da laje. Verificar se há trincas na parte de baixo (ver ítem 4). Se tiver é grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas.

trincaslogo.jpg (6276 bytes)

4 - Trincas no teto podem ser causadas pelo recalque da laje,  falta de resistência da laje ou excesso de peso sobre a laje. Pode ser grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas.
5 - Trincas inclinadas nas paredes é sintoma de recalques. Um dos lados da fundação não agüentou ou não está agüentando o peso e afundou ou está afundando. Geralmente é grave.  Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas. 6 - O abaulamento do piso pode ser causado por recalque das estruturas, por expansão do sub-solo ou colapso do revestimento.
Quando causados por recalquer, são acompanhados por trincas inclinadas nas paredes.
Os solos muito compressível, com a presença da água, se expandem e empurram o piso para cima.
7 - As trincas horizontais próximas do piso podem ser causadas pelo recalque do baldrame ou mesmo pela subida da umidade pelas paredes, por causa do colapso ou falta de impermeabilização do baldrame.

trincaslogo.jpg (6276 bytes)

8 - Trinca vertical na parede é causada, geralmente pela falta de amarração da parede com algum elemento estrutural como pilar ou outra parede que nasce naquele ponto do outro lado da parede.

Esses são apenas ALGUNS exemplos de fenômenos que causam o surgimento de trincas nas casas, apartamentos e fábricas.
Como você viu, alguns casos podem ser graves e podem até levar à queda do prédio.
Não confie na sorte e muito menos nas "achologias" dos curiosos pretensamente "entendidos" no assunto.
Peça o PARECER de um Perito, de preferência de um Patologista de Edificações.
Ele vai fazer uma vistoria no local, tirar muitas fotos e elaborar um Laudo Técnico contendo o PARECER, que é um diagnóstico cientificamente fundamentado.

Quer ver mais detalhes sobre as trincas? Clique na figura: trincaslogo.jpg (6276 bytes)

tracocor.gif (4491 bytes)\RMWhospedagem\trincas.htm em 13/12/2000, atualizado em 01/08/2005 .